sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cineclubistas defendem legalização da Paracine

Diário Online - 27/01/2011
Desde a criação do edital Cine Mais Cultura, pelo Ministério da Cultura (MinC), em 2008, o Pará vem experimentando uma explosão de cineclubes. Somados apenas os espaços surgidos a partir das edições estadual do edital de 2009, foram 35 novas salas de exibição. De acordo com estimativas da Federação Paraense de Cineclubes, o número de cineclubes do estado já chega a uma centena.
Mesmo nas projeções mais modestas, os dados parecem comprovar a eficácia do programa do governo federal que tem como objetivo implementação e ampliação de espaços de exibição audiovisual fora do esquema comercial de exibição. Para tal, o projeto disponibiliza equipamento audiovisual de projeção digital (um kit que conta com telão, aparelho de DVD, dentre outros equipamentos), além de acesso ao catálogo da Programadora Brasil, espécie de videoteca financiada pelo governo, que disponibiliza gratuitamente centenas de filmes brasileiros.
Agora, os cineclubes resolveram se organizar para manter o que já foi conquistado. Começa a partir dessa semana a campanha Paracine Legal, organizada pela Federação Paraense de Cineclubes, com o objetivo de legalizar a instituição.
“Queremos transformar a Paracine na entidade mãe dos cineclubes no estado. Quando ela estiver reconhecida, com CNPJ, pode se tornar o guarda chuva dos projetos de outros cineclubes”, explica Francisco Weyl, coordenador geral da entidade.
A campanha envolve o cadastro dos associados à instituição que hoje já soma 36 cineclubes, além do cadastro de novos integrantes. Será cobrada uma anuidade de R$ 30 como anuidade aos participantes, como forma de patrocínio cultural.
Outra medida para financiar a campanha será a emissão de 10 títulos de sócio colaborador, no valor de R$ 200. (Diário do Pará)

Fonte: Diário Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário